cover
Tocando Agora:

Após saída de Derrite, Tarcísio muda chefes da Corregedoria e do Centro de Inteligência da Polícia Militar

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante entrevista coletiva em julho...

Após saída de Derrite, Tarcísio muda chefes da Corregedoria e do Centro de Inteligência da Polícia Militar
Após saída de Derrite, Tarcísio muda chefes da Corregedoria e do Centro de Inteligência da Polícia Militar (Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante entrevista coletiva em julho de 2023. RONALDO SILVA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Após a saída do deputado federal Guilherme Derrite (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem promovido uma série de mudanças na Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em decreto publicado na quinta-feira (5), o governador autorizou para áreas estratégicas da segurança a transferência de nove coronéis que eram ligados ao ex-secretário Derrite. As mudanças estão relacionadas à chegada do coronel Henguel Ricardo Pereira na secretaria-executiva na pasta, na última segunda (2) Anteriormente, ele ocupava o cargo de Secretário-Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil. Henguel assumiu o lugar do coronel Paulo Maculevicius Ferreira, que era o número dois da pasta enquanto Derrite era o secretário. Entre as mudanças mais importantes, está a troca na chefia da Corregedoria da Polícia Militar. O corregedor-geral Fabio Sérgio do Amaral deixou o cargo e foi transferido para o Comando de Policiamento do Interior. Veja os vídeos que estão em alta no g1 Para a função de corregedor, foi designado o coronel Alex dos Reis Asaka, que chefiava o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Onze (CPA/M-11), responsável pela segurança da Zona Leste da capital paulista. O motivo da troca teriam sido os índices de letalidade policial. 🔎 Em 2025, o número de mortes cometidas por PMs em serviço cresceu pelo terceiro ano consecutivo na gestão Tarcísio, segundo dados do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), do Ministério Público. Foram registradas 672 mortes, contra 653 em 2024. Outra mudança importante é a saída do coronel Pedro Luís de Souza Lopes — que não tinha uma relação próximo com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) — do Centro de Inteligência da Polícia Militar (CIPM). Ele será substituído por Caio Marcos de Oliveira. Confira todas as transferências determinadas por Tarcísio: Caio Marcos de Oliveira, do CPM, para o CIPM; Paulo Sérgio de Melo, da APMSSP, para a ESSgt; Fabio Sérgio do Amaral, da Correg PM, para o CPI-7; Pedro Luís de Souza Lopes, do CIPM, para o CPM; Alex dos Reis Asaka, do CPA/M-11, para a Correg PM; Rogerio Nery Machado, do CPI-6, para o PMRG; Glauce Anselmo Cavalli, do CComSoc, para a DL; Beatriz de Assis Bastos Morassi, do CPA/M-12, para a DTIC; Alessandro Gregorim Silva, do CPA/M-1, para a APMSSP.

Fale Conosco